Muritiba Bahia


História do O início da colonização, eram três as nossas Capitanias: a da Bahia, a de Ilhéus e a de Porto Seguro, que se constituíam em verdadeiros latifúndios, onde funcionavam justiça própria e arrecadação de tributos feitos pelos donatários.
Devido as naturais dificuldades e temendo um fragoroso fracasso, D. João III reduziu os raios de ação a pequenos núcleos que mesmo assim foram se desenvolvendo com lentidão, e muitas outras praticamente desapareceram, em decorrência de ataques  de  Íncolas, ou então, conforme sabemos, de invasores estrangeiros, notadamente holandeses  e  franceses.
Foi a partir da criação da Província da  Bahia, tendo Salvador como sede do Governo Geral do Brasil, e como primeiro mandatário, conforme sabemos, Thomé de Souza, que a vida municipal propriamente dita  começou, havendo sido solenemente instalada  a cidade de Salvador no dia 13 de junho de 1749. Foi, portanto, Salvador, o primeiro município brasileiro. Naqueles tempos, existiam apenas as Vilas de Ilhéus e Porto Seguro, e diversos focos de povoamento ao longo da costa baiana.
        A colonização das terras fertilíssimas e mais produtores de cana de açúcar foi se estendendo, mais notadamente nas margens dos rios navegáveis como o Paraguaçu, por exemplo, onde se situavam as terras da antiga Capitania de Antonio Dias Adorno, onde abriam estradas e onde surgiram as povoações de Cachoeira, do seu lado Ocidental, São Félix, e subindo um pouco mais, Muritiba, que nasceu sob a invocação de São Pedro Velho do Monte da Muritiba, cuja freguesia foi criada em 1705 por  Sebastião Monteiro de Vide, 5º Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil.