Recordando o passado Muritiba teve o seu inicio

 Recordando o passado Muritiba  teve o seu inicio com a vinda de Exploradores Portugueses e Jesuítas da Companhia de Jesus, Em 1559, que atingiram as regiões de Cachoeira e São Felix, escalando a serra que margeia o Rio Paraguaçu, alcançaram o planalto da margem direita e fundaram uma povoação que recebeu o nome de Buritiba, iniciando-a com a construção de um Templo e Convento.
1575 – Inaugurado o Arraial
Em 1640, Inaugurou-se o novo Templo dedicado a São Pedro, onde hoje é a atual Matriz.
1705 – Criação da Freguesia
A Paróquia de São Pedro exerceu papel relevante na formação da nossa comunidade.
Em 1757, de acordo com o Documento de Nº 2666 do Arquivo da Marinha e Ultramar  de Lisboa e assinado pelo então Vigário Romualdo Ferreira Vilas-Boas a Freguesia de São Pedro do Monte da Muritiba ia do Porto de São Felix, Incluindo a Capela do Santo do mesmo nome, até 80 Léguas para dentro, atingindo o Rio Grande das Contas e limitava-se  à direita pela Freguesia de Nossa Senhora do Desterro do Outeiro Redondo À esquerda  pela Freguesia de Santo  Estevão E em frente pela Freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira.
14  De Março De 1847, Nasce na Fazenda das Cabaceiras aquele que seria o maior Poeta Brasileiro de seu tempo Antonio Frederico De Castro Alves.
Conta a Historia que em 6 de novembro de 1859 Sua Majestade o Imperador D. Pedro II, hospedou-se em nossa Cidade e bebeu inclusive um copo de água da Fonte dos  Padres, que muitos anos abasteceu    Muritiba e que hoje se encontra abandonada.
Em 1880, Nasce na Fazenda Cobocó em Laranjeiras, Clementino Rocha Fraga, autor de vários livros e Cientista de renome.
Até o ano de 1889, Muritiba  pertencia ao Município de Cachoeira, tendo participado ativamente das lutas da Independência com um grande número de Muritibanos, destacando-se o Major José Antonio da Silva Castro, avô do Poeta Castro Alves, que era conhecido com o  nome de “Periquitão”, organizado por ele, subia a 700 homens. Um deles, e por sinal dos mais valentes, descobriu-se depois que era mulher. Maria Quitéria, o seu nome!
Em 1889, por Decreto assinado pelo Governador da Bahia, Dr. Manoel Vitorino, São Felix Foi desmembrada do Município de Cachoeira, figurando Muritiba como  Distrito  de São Felix.
1897 – 05 de Março, Fundação da Sociedade Educacional E Musical 5 De Março, pelos senhores SEVERIANO FELIX DA SILVAARGEMIRO SACRAMENTO, PEDRO DE ALMEIDA, JOÃO BORGES DOS SANTOS, VIRGILIO GIBAUT, ANTONIO SILVA SANTOS VULGO PERNAMBUCO E EUFROSINO SANTANA. Os primeiros instrumentos foram oriundos das extintas sociedades musicais  “Bom-fim”, “São João” e “Comércio”.       
1899 -  Fundação da Lira Popular Muritibana no dia 07 de maio.
Com  a fundação de novos Partidos dentro das normas Constitucionais do Novo Regime, São entregues os destinos políticos de Muritiba ao Tenente – Coronel Clementino Pereira Fraga – como Presidente do Conselho Municipal.
Os anos se passaram e chegamos ao ano de 1919, as rendas Federais naquela época era superior a duzentos contos de reis, Estaduais e Municipais nunca inferiores a Cem, com tendência a subirem muito, dado o aumento constante das fontes de receita, pelo alargamento do seu Comércio, da sua Industria e Lavoura, pelo aproveitamento das suas riquíssimas fontes de Energia Hidro -Elétricas, pela sua  população, densa e operosa capaz de grande eleitorado. Uma importante Freguesia  com cinco Capelas e três imensos Distritos de Paz, tendo na sede, cinco praças, e vinte e quatro ruas amplas e longas, muitas propriedades agrícolas com grande produção de Fumo e Café.
Abre-se a luta para composição da chapa de candidato a  renovação da Câmara e a do terço do Senado Estaduais. Entra um Buritibano. Eis a grande oportunidade para a Alforria de Buritiba.
Dão-se os preciosos entendimentos e harmonia dos grupos partidários locais, cedendo-se tudo, sob o principio de tudo pela elevação da terra à categoria de Vila e Município.
Em 3 de Junho de 1919  é apresentados  a  Câmara dos Senhores Deputados Estaduais o Projeto de Lei Nº 49 com as assinaturas de vinte e sete dos seus membros.
Em 18 de Junho de 1919 o Projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação, Composta dos Senhores Archimedes Pessoa, Carlos Seabra, Cosme de Farias, Demetrio Urpia, Francisco Rocha, Francisco Sodré, Vilobaldo Campos e do Muritibano Dr. Durval Pereira Fraga  que teve papel importante na Emancipação de Nossa Terra.
Em 11 de Julho de 1919  O Senado por sua vez dá a sua aprovação ao parecer da Câmara, Firmada Pela Respectiva Comissão: Antonio Pessoa, Carlos Guimarães, Eduardo Veloso e Jerônymo Gonçalves. Sendo baixada a Lei da Elevação, que tomou o Nº 1349, de 08 de Agosto de 1919. Assinado pelo Dr. Antonio Ferrão Moniz de Aragão, Governador do Estado, e pelo seu Secretário Dr. Gonçalo Moniz Sodré de Aragão. Ocorrendo a instalação em 01 de Janeiro de  1920.
Em Abril de 1920, o Dr.J.J. Seabra, então Governador da Bahia, atendendo solicitação do Partido Democrata que opinava pelo nome do Capitão Turíbio Ferreira Gomes Como 1º Intendente de Muritiba o nomeou e em 04 de Abril do mesmo ano ás duas horas da tarde tomou posse perante o 1º Conselho Municipal Legal composto dos Senhores:
Antonio Pedro de Sá Barreto Junior – Presidente;
João Altino da Fonseca – Vice-Presidente;
Joaquim Sancts de Souza Castro – 1º Secretário;
Avelino José de Matos – 2º Secretário;
Conselheiros: Profº José Ferreira da Costa, José Figueiredo da Silva, José Pereira Mascarenhas, Manoel Geraldo da Silva.
Encerrados os trabalhos de posse, o Intendente baixou as necessárias Portarias de nomeação dos primeiros Funcionários do  Município.
Secretário da Intendência – Raymundo Ferreira Coelho;
Tesoureiro – Aurino da Silva Santos;
Amanuense – Atanagildo Alcântara Vieira;
Fiscal Geral – Francisco Antonio Dias;
Sub-Fiscal – Durval Dionísio da Mota;
Porteiro e Continuo – Cosme Francisco Pinto
Encarregado do Asseio – Álvaro Borges de Carvalho
Encarregado do Mercado Municipal – Durval César de Magalhães
Zelador do Cemitério – João da Mota Trindade
Agente Arrecadador – Oscar Galdino do Nascimento
Juiz de Paz – João Fernando de Oliveira
Criadas  as Coletorias foram nomeados Anfilófio  Fernandes de Castro  e Manoel de Oliveira Passos, Coletor e Escrivão da Federal. Para a Estadual no Cargo de Coletor, O Governo Proveu João Batista Pereira Fraga e no Escrivão Ernesto Florêncio Pitanga.
Depois de quase Três Séculos de Fundada e de 214 anos de Ereta em Freguesia Muritiba Entrava assim a gozar as honras de Vila e Município.
Em  17 de Julho de 1922, através da Lei De Nº  1560 Muritiba é Elevado a Termo.
Logo mais em 03 de Agosto de   1922 Muritiba é elevada a Categoria de Cidade, Lei esta sancionada pelo então Governador Dr. J.J. Seabra.
Instalados festivamente no dia 08 de Agosto de 1922, o Termo e a Cidade empossaram-se no cargo de  1º  Juiz do seu Foro, O Bacharel Álvaro Clemente de Oliveira e como Primeiros Auxiliares da sua Justiça – João Benjamin Ferreira Coelho, na Escrivania dos Feitos Cíveis e Belmiro Fraga, no Tabelionato.
1933 – Na Divisão  Administrativa Do Brasil, Muritiba Figurou Com 3 Distritos; Muritiba, São José do Aporá e Cabeças.
Em 27 de Agosto de 1933 acompanhados também do Governador da Bahia, na pessoa do Tenente Juracy Magalhães, Muritiba recebia a visita do Presidente da Republica Getulio Vargas.
A Câmara de Vereadores de Muritiba foi instalada pela 1ª vez, em 19 de Abril  de 1936, quando o Coronel Geraldino Pereira de Almeida  exercia o Cargo de Prefeito deste Município. Na época, a Mesa Diretora da Câmara era formada dos seguintes Vereadores:
Alcides Pereira de Almeida – Presidente;
Cândido Pimentel Filho – Vice-Presidente;
Rufiniano Vieira Tosta – 1º Secretário;
Augusto Mendes de Souza – 2º Secretário.
1936/7 – 31-12 – Nas divisões territoriais Muritiba subdivide-se em 4 Distritos: Muritiba, São José do Aporá (hoje Itaporã), Cabeças (hoje emancipado, com a denominação de Governador Mangabeira) e Santo Antonio do Jordão (hoje Geolândia).
1953 – A Lei nº 628, de 30-12, criou, mais um Distrito, o de Cabaceiras do Paraguaçu, onde, em 14 de março de 1847, nasceu o maior Poeta das Américas – ANTONIO  FREDERICO DE CASTRO ALVES.
1954 – 01-08 – Instalação da Agência do IAPI – atualmente INSS, com vasta jurisdição.
1962 – Desmembramento de Governador Mangabeira
1964 – 01-05 – Inauguração da Emissora Radiovox
1966 – Elevada a Comarca de Primeira  Entrância, em 03-05-1966.
1989 – Desmembramento de Cabaceiras do Paraguaçu