quinta-feira, 15 de julho de 2010

Localização: o município de Muritiba


DADOS SOBRE MURITIBA


Localização: o município de Muritiba encontra-se enquadrado na Microrregião Homogênea 020 – Santo Antonio de Jesus e está localizado na Zona Fisiográfica do recôncavo , ocupando um espaço de 110.562 Km2 ,de acordo com a Resolução nº 05 de 10/10/2002 do IBGE, entre as coordenadas geográficas de 12º 37´35” de latitude Sul e 38º59´24” de longitude Oeste de Greenwich , a uma altitude de 208 m em relação ao nível do mar. Dista 114 Km de Salvador e 45 Km de Feira de Santana por via rodoviária , através da Conexão BA – 492/BR 101.


Limites : Muritiba limita-se com os Municípios de Cachoeira , a leste ; Cruz das Almas e São Félix , ao Sul; Cabaceiras do Paraguaçu , a Oeste e Governador mangabeira , ao Norte.


DISTRITOS E POVOADOS : Muritiba (Sede) e Itaporã além de inúmeras localidades rurais , dentre as quais se destacam as localidades de Pau ferro, Pedrinhas , Beija Flor , Mil Peixes , Gravatá de Baixo , Gravatá de Cima , Laranjeiras , Carro Quebrado , Baixa Grande e Marimbondo.


RELEVO : O relevo do Município é caracterizado pela existência de tabuleiros pré-litorâneos . O acidente geográfico de maior relevância é a Serra do Aporá , no Distrito de Itaporã , com 180 m de altura .


CLIMA : O clima do Município é do tipo e sub-úmido , apresentando temperatura média anual de 24,1 º C , oscilando entre a máxima de 29,2º C e a mínima de 20,4º C .


OCORRÊNCIAS MINERAIS : As principais ocorrências são a argila , pedra para construção , além da grafita.

ATIVIDADE ECONÔMICA : A população de Muritiba em idade ativa se ocupa nos distritos com o ramo da agricultura, pecuária e a silvicultura. A atividade fundamental à economia do Município é a fabricação de charutos e o beneficiamento do fumo em folhas Mata Fina do Brasil, que são exportados para diversos Estados. A mandioca e a fabricação de farinha, e seus derivados como beiju, goma, massa puba, etc., na lavoura ainda se destaca o plantio de milho, feijão, laranja, banana. Na pecuária a criação de bovinos, suínos, caprinos e muares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário