VISÃO PANORÂMICA
A família é uma instituição Divina. Deus é o seu autor e sustentador. Paulo declara: “Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome” (Efésios 3:15).
Deus oficiou a primeira cerimônia de casamento. Ele mesmo formou Eva e a entregou como esposa a Adão para suprir sua necessidade de companheirismo. Todos os dias Deus visitava essa primeira família para comungar com ela. Era o momento da adoração em família, do “culto doméstico”.
Nos primeiros capítulos de Gênesis estão, em embrião, os princípios Divinos para o homem. Neste caso, Deus revela que Seu propósito primeiro para a adoração de Suas criaturas, é no contexto da família. O
Visão AMPLIADA
1. ADORAÇÃO EM FAMÍLIA, UM PADRÃO BÍBLICO
Milênios antes que houvesse o sistema sacerdotal, templo, sinagoga ou locais de culto, o Lar era o templo.
· No Éden:
§ A adoração se dava em família;
§ Na viração do dia;
§ Transmitindo a mensagem de que o dia começa e termina com o Criador.
· Noé:
§ O único com sua família a escapar da destruição diluviana;
§ Adorava em família.
· Abraão, Isaque e Jacó mantinham o culto em família.
2. A FORMAÇÃO DOS FILHOS, MISSÃO DOS PAIS
YHWH fez uma aliança com Abraão:
§ Dele surgiria o povo de onde viria o Redentor.
§ Nele todas as famílias da terra seriam abençoadas (Gn 12:3).
§ Ele teria, portanto, a missão de tornar conhecido em toda a terra que YHWH é o único Deus.
Quando a maldade de Sodoma e Gomorra clamou por juízo e destruição, Deus conversou sobre o assunto com seu parceiro de aliança. Ló, seu sobrinho, morava na área. Era parte de sua família e Deus quis dar a Abraão a chance de interceder por ele. Interessante o relato bíblico (Leia Gn 18:17-1 9).
Abraão foi escolhido para ser cabeça de uma descendência piedosa sobre a terra. O povo da aliança. Da revelação de YHWH. Do Livro Sagrado. Modelo para todos os povos.
No momento em que YHWH decide destruir Sodoma e Gomorra diz que não pode ocultar-lhe o que fará e diz o porquê: Ele fora escolhido para servi-lO e adorá-lO. Yahweh sabe que ele o fará e transmitirá à sua descendência o que dEle recebesse. Ele haveria de ensinar não somente seus próprios filhos, mas também seus servos, todos em sua casa; inculcar os princípios Divinos neles, usar sua autoridade com eles, dar-lhes todas as instruções necessárias, e usar tais métodos com eles de forma a propagar e conservar a religião verdadeira depois da sua morte. E eles guardariam o caminho de YHWH. O modo de vida por Ele projetado.
O propósito de Deus para cada chefe de família:
§ Por todas as gerações a família deve ser o lugar onde Deus é adorado;
§ Sua Palavra é ensinada e obedecida, e;
§ O caráter de cada geração é formado.
Tomamos do comentador bíblico, Matthew Henry, algumas ideias sobre o texto, ampliando-as: Abraão não apenas orava com sua família, mas ensinava-a como um homem de conhecimento. Ele ordenou sua casa como um homem em autoridade. Ele era profeta e rei, assim como sacerdote, na sua própria casa. Alguns destaques:
1. Deus fizera aliança com Abraão e sua semente depois dele. Ele e seus filhos traziam o selo da aliança, a circuncisão. Com isto em mente, ele era muito cuidadoso em ensinar sua família e comandá-la bem.
Aplicação para a família: Os que esperam as bênçãos da família devem ter consciência dos deveres de família. Se nossos filhos são de Yahweh, devem ser cuidados para Ele. Se eles usam seu uniforme, devem ser treinados em Sua obra.
2. Abraão cuidou não apenas dos seus filhos, mas da sua família, sua casa; seus servos foram discipulados. Aplicação para a família: Os cabeças de família devem instruir e supervisionar a conduta de todos sob seu teto. Os servos mais pobres têm almas preciosas que devem ser levadas em conta.
3. Abraão abraçou e cumpriu sua missão de promover a verdadeira religião prática no seio de sua família. Aplicação para a família: Os cabeças de família não devem suscitar especulações ou disputas duvidosas. Antes, devem ensinar a observar o caminho de YHWH e a praticar a retidão e a justiça, isto é, ser sérios e devotos na adoração a Deus e honestos no trato com todos os homens.
4. Abraão, fazendo do seu lar um templo, tinha um olhar na posteridade, e cuidava não apenas para que sua família com ele, mas também sua família depois dele, guardasse o caminho de YHWH.
Aplicação para a família: Que haja um empenho para que a fidelidade a Deus floresça na família mesmo quando o cabeça de família tenha partido desta terra.
5. Agir desta forma era o cumprimento das condições das promessas que Deus lhe havia feito.
Aplicação para a família: Só podem esperar o benefício das promessas os que têm consciência de seus deveres.
6. A atitude de Abraão estaria na base de fazer dele um canal de bênção para o mundo inteiro. “Em ti serão benditas todas as famílias da terra,” porque serás usado para cumprir o grande sonho da salvação da humanidade.
Aplicação para a família: Todo chefe de família que andar nas pegadas de Abraão, não somente garantirá uma descendência temente a Deus e sob Sua bênção, como também tocará outras famílias, gerações, e a própria nação. Este é nosso grande desafio!
O QUE FAZER NESTA SEMANA?
1. Reúna a família e, com amor, compartilhe os princípios que aprendeu sobre o propósito de Deus para sua família.
2. Há algum possível obstáculo para a reunião em família (horário, membro da família não crente etc)? Compartilhe com os demais membros da célula quais seriam esses obstáculos.
3. Comece a pensar em qual seria o melhor dia e horário para o culto doméstico.
PENSE NISTO
SEU LAR É UM LAR CRISTÃO?
"Sua casa só é um lar cristão se a Palavra de Deus é exaltada dentro da casa como ordena Deus que o seja". Normal V. Williams (autor de How to Have a Family Altar - Como ter um Altar da Família).
Nenhum comentário:
Postar um comentário